Como Organizar o Roteiro de Uma Viagem

Planejar uma viagem pode ser uma tarefa desafiadora, mas com as ferramentas certas, tudo fica mais fácil e organizado. Hoje, vou compartilhar com vocês como organizo o roteiro de uma viagem com o meu processo de estruturação, com dicas práticas e ferramentas essenciais para otimizar o seu tempo e aproveitar melhor cada momento da viagem.

Ferramentas de Organização de Roteiro: Planilha e Google Maps

A primeira coisa que faço ao planejar uma viagem é pesquisar no YouTube sobre o destino: lugares para visitar, restaurantes para experimentar e passeios imperdíveis. Conforme faço minhas pesquisas, já vou anotando as informações e salvando os lugares. Para isso, utilizo duas ferramentas indispensáveis:

  • Planilha no Google Sheets
  • Pontos Salvos no Google Maps

Essas ferramentas são essenciais para qualquer viagem, e hoje vou mostrar como as utilizo de forma prática e eficiente. Vou dar como exemplo a planilha que criei para minha última viagem a João Pessoa, na Paraíba.

Como Organizo Minha Planilha de Viagem no Google Sheets

A planilha que uso é simples e funcional, criada por mim. Divido por dias e coloco os destinos e atividades planejadas, além de informações importantes, como o horário da maré mais baixa, por exemplo.

print de tela da minha planilha de viagem no Google Sheets
(minha planilha de viagem no Google Sheets)

Em cada dia, registro os horários de voos, deslocamentos e passeios, o que me permite visualizar facilmente como meu dia será ocupado. Isso evita que eu tenha que reorganizar o roteiro durante a viagem, já que tudo está previamente planejado.

Salvando Locais no Google Maps: Como Otimizo Meus Passeios

Durante minhas pesquisas, gosto de ir salvando os lugares diretamente no Google Maps. Cada ponto salvo aparece como um marcador verde, e esses itens ficam organizados em listas, que você pode personalizar com nomes e anotações.

print de tela dos locais salvos no Google Maps
(locais salvos no Google Maps)

Eu costumo anotar valores de entrada de atrações, pratos recomendados de restaurantes e outras informações relevantes. Esses pontos salvos são extremamente úteis durante a viagem, já que, quando chega a hora de escolher onde comer ou o que visitar, não preciso perder tempo pesquisando novamente.

Os locais que considero imperdíveis já coloco diretamente na minha planilha, garantindo que não perco nenhuma experiência importante durante a viagem.

Conclusão: A Melhor Maneira de Organizar Sua Viagem

Para mim, essa é a melhor rotina para organizar uma viagem: tudo visual e anotado em dois lugares — Google Sheets e Google Maps. Dessa forma, consigo otimizar meu tempo e aproveitar cada momento, sem deixar nada para trás.

E você, como costuma organizar suas viagens? Ou prefere o estilo “deixa a vida me levar?” 😅

Você pode acompanhar mais sobre meus conteúdos no meu canal no YouTube @vidarealcomproposito e não se esqueça de me seguir no Instagram @analuciaszo para acompanhar mais dicas e minha rotina de viagens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima